ENTRE EM CONTATO CONOSCO

    Como trabalhar a acústica de um ambiente

    acústica

    divisystem

    soluções acústicas

    Como trabalhar a acústica de um ambiente

    É regular o desafio de controlar ruídos dentro de ambientes através do estudo da acústica. Durante o processo para encontrar tais soluções é necessário o conhecimento de alguns termos e técnicas que auxiliam nesse processo. Aqui, separamos algumas sugestões para auxiliar nesse processo.

     

    Qual é a definição de acústica e como aprendemos com ela?

    A acústica é a área da física que estuda as ondas mecânicas como o som, o ultrassom e as vibrações que se propagam em meios sólidos, líquidos e gasosos. A acústica também estuda as características do som, como intensidade, velocidade de propagação, frequência, comprimento de onda e intensidade sonora.

    Qual é a definição de acústica? A acústica é a área da física que estuda as ondas mecânicas como o som

    Na arquitetura, essas informações tem diversas funções, sendo fundamental na hora de projetar espaços que demandam condições sonoras específicas como teatros, salas de aula e escritórios.

    Com o estudo da acústica, profissionais tendem a explorar materiais que resolvam os mais variados problemas sonoros que encontra, e é por esse motivo o desempenho técnico de materiais precisa ser analisado criteriosamente. Alguns coeficientes como o NRC, CAC e STC são indispensáveis nessa etapa, mas você sabe a importância destas taxas?

    • NRC (Noise Reduction Coefficient) - Coeficiente de redução de ruído: É a média do coeficiente de absorção nas frequências centrais da sensibilidade do ouvido humano, e representa a performance de absorção sonora de um material.
    • CAC (Ceiling Attenuation Class) - Coeficiente de Atenuação Sonora: Mede a eficiência do material em barrar o som entre ambientes que compartilham o mesmo plenum.
    • STC (Sound Transmission Class) - Classe da Transmissão Sonora: É a medida da capacidade de um material em reduzir a transmissão do som de um lado ao outro.

    LEIA TAMBÉM: A importância de métricas acústicas para cada ambiente

    Mas, o que é ruído e qual a sua consequência?

    Ruídos em geral são denominados como sons altos e perturbadores”. São sons que consideramos indesejados e prejudiciais e são gerados por diferentes fontes - desde grandes maquinas em áreas industriais até o teclado do computador em um escritório.

    A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que a poluição sonora causada por ruídos constantes pode levar a reações de estresse, causando diversos danos à saúde e influenciando negativamente a qualidade de vida. As consequências da exposição prolongada a ruídos e vibrações podem variar entre a diminuição da concentração e desempenho até a perda auditiva.

    É importante salientar que, nem sempre o ruído é o vilão em um projeto. É claro, dependendo do ambiente que está sendo estudado, o ruído pode ajudar na imersão do usuário e deve ser explorado. Exemplo disso são estádios e salões de eventos, espaços necessitam de superfícies reflexivas e que reverberem o som podendo até mesmo combinar o desempenho de materiais e criando diferentes tratamentos como soluções absorventes perto do bar em paralelo a materiais reflexivos na área do palco.

     

    LEIA TAMBÉM: A importância do isolamento acústico no espaço corporativo

    Existe alguma norma que regimenta o nível de ruído?

    Sim, existem regulamentações sobre acústica em diversos países, incluindo normas técnicas e leis que estabelecem limites de ruído em ambientes residenciais, comerciais e industriais.

    No Brasil, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) estabelece normas para o controle de ruído em ambientes internos e externos. A norma NBR-10151, estabelece os níveis de pressão sonora em áreas habitadas, e em áreas externas. Além disso, a legislação brasileira estabelece limites de ruído em ambientes de trabalho, como a Norma Regulamentadora 15 (NR-15), que estabelece os limites de ruído para diversas atividades profissionais

     

    Como medir o nível de ruído?

    A mensuração do nível de ruído é realizada por meio de dispositivos como medidores de nível de som ou vibração. No mercado existem aparelhos profissionais e até aplicativos de telefone que podem ser usados de acordo com a necessidade do profissional. Entre eles podemos destacar:

    • Noise Tube - Android e iOS
    • Decibelímetro (Sound Meter) - Android e iOS
    • Dicibel X: dB Medidor de Som – iOS

    Como medir o nível de ruído?

    As avaliações da acústica envolvem a identificação de valores de parâmetros acústicos específicos, levando em consideração uma determinada margem. No contexto das medições dos parâmetros acústicos em ambientes internos, focaliza-se principalmente no isolamento de paredes e tetos, tempo de reverberação e inteligibilidade da fala.

    Seguindo a NBR 15 575, os níveis de desempenho acústico de soluções devem seguir:

    Seguindo a NBR 15 575, os níveis de desempenho acústico de soluções

    Por que tratar a acústica?

    Por que tratar a acústica?

    A implementação de medidas de tratamento acústico em ambientes corporativos e comerciais é essencial para assegurar o bem-estar e a saúde dos funcionários. Isso permite que as pessoas possam concentrar-se, comunicar-se e sentir-se confortáveis, contribuindo para um ambiente de trabalho mais produtivo e agradável.

    Baixe o catalogo completo de soluções Divisystem aqui.