ENTRE EM CONTATO CONOSCO

    Ambiente Educacional: A Importância da inteligibilidade do som

    Soluções para Forro

    Projetos Acústicos

    Materiais Inovadores

    Acústica no ambiente educacional

    Imagine uma sala de aula, ao menos vinte alunos, e energia suficiente para se manterem agitados por longas horas. Durante todo o período o desafio do professor está em não somente conseguir a atenção quanto também ser ouvido e compreendido pelos alunos. Na grande maioria das vezes, a unidade educacional é prejudicada fisicamente por conta da alta reverberação do som interno provocado pelas vozes dos usuários e a reflexão sobre as superfícies compostas no espaço, como também através da influência de ruídos residuais externos provocados pelo barulho do trânsito, buzinas e sirenes transferidos para dentro da sala. Infelizmente, tamanha a complexidade da situação, o resultado é previsto com falhas no aprendizado e esgotamento físico e psicológico dos frequentadores.

    Confira o estudo de caso sobre reverberação em grandes espaços.

    As barreiras ‘invisíveis’ que prejudicam o ensino, podem ser corrigidas de forma que se adequem e proporcionem conforto acústico e principalmente inteligibilidade, por isso é importante destacar que se faz necessário um projeto arquitetônico e acústico que permitam que o ruído reverbere no tempo correto, além de excluir - ou ao menos diminuir - os efeitos dos ruídos residuais dentro destes ambientes. Importante é também permitir que o som seja distribuído de modo igualitário e com qualidade nas salas de aula, assim como auditórios, teatros e entre outros, fazendo com que todos os usuários recebam a mesma informação com clareza, compreensão e respeito.

    LEIA TAMBÉM: Bloqueios de ruído para ambientes corporativos

    Nuvem e baffle acústico

    Nos projetos acima, espaço de descontração para crianças com aplicação de Nuvens acústicas e sala de aula para adolescentes com Baffles acústicos, ambos visando solução técnica e visual. Vale destacar que para toda a medida, seja ela preventiva ou corretiva, aconselha-se a orientação de um consultor, especialista da área de acústica que poderá identificar rapidamente o tipo de ruído, medir os índices atuais de desconforto e indicar os valores para promover o melhor tratamento e proporcionar o conforto acústico em determinados ambientes. No mercado não faltam soluções para quem está projeto quando se trata de garantir conforto acústico. Entre as Baffles e Nuvens se destacam não apenas pelo potencial estético, mas principalmente por garantir alto índice de NRC se aplicado corretamente.

    Você já conhece ou trabalhou com o material? Visite a página técnica.