ENTRE EM CONTATO CONOSCO

    Glossário Divisystem: Termos técnicos e normativos

    GLOSSÁRIO DIVISYSTEM

    MATERIAIS DIVISYSTEM

    SOLUÇÕES ACÚSTICAS

    GLOSSÁRIO DIVISYSTEM: Termos técnicos e normativos  de materiais de acabamento

    Quem trabalha com o mercado de acabamento de obras e arquitetura ou tem curiosidade pela área sabe que é comum se deparar com algum termo ou sigla que ainda não conhece, principalmente quando optamos utilizar materiais importados. Muitas vezes conhecer alguns termos e siglas podem ajudar a escolher o material correto para um projeto.

    Listamos abaixo os principais termos técnicos e normativos de nossos materiais para servir como guia:

     

    TERMOS VOLTADOS A SISTEMAS DE FORRO

    BORDA LAY-IN – Nomenclatura dada aos forros que tem a borda reta.

     

    BORDA TEGULAR - Nomenclatura dada aos forros que tem a borda rebaixada.

     

    VISUAL MONOLÍTICO – Estruturação sem emendas ou juntas.

     

    NRC - Acrônimo que em tradução significa “Coeficiente de Redução de Ruído”.

     

    CAC - Acrônimo que em tradução significa “Classificação de Atenuação Sonora”.

     

    TOTAL ACOUSTICS – Selo dado a materiais Armstrong® que apresentam a combinação ideal de absorção acústica (NRC) e bloqueio de som (CAC). Exemplo: NRC 0,80+ e CAC 35+.

     

    FIRE GUARD - Selo dado a materiais Armstrong® classificados com resistência à incêndios. Essa classificação é baseada nas normas da ASTM E1264, desenvolvida de acordo com os princípios internacionalmente reconhecidos sobre padronização estabelecidos na Decisão sobre Princípios para o Desenvolvimento de Normas, Guias e Recomendações Internacionais emitidas pelo World Trade Organization Technical Barriers to Trade (TBT) Committee.

     

    CLASSE A - Esta classificação é utilizada dentro do selo Fire Guard, classifica o nível do material em proporcionar maior resistência contra incêndios.

     

    CLASSE IIA - Esta classificação é utilizada dentro do selo Fire Guard, classifica o nível do material em proporcionar maior resistência contra incêndios.

     

    HUMIGUARD - Selo dado a materiais Armstrong® de resistência à umidade.

     

    BIOCLOCK – Selo dado a materiais Armstrong® com desempenho antibacteriano. Podendo ter vários níveis, o mais alto dele é o BioBlock Plus.

     

    DESEMPENHO SUSTAIN – Portfólio de materiais Armstrong® que preenchem diversos requisitos específicos para tornarem ambientes mais limpos e saudáveis.

     

    LINHA CLEANASSURE™ - Portfólio de materiais Armstrong® resistente ao desenvolvimento de mofo e bolor. Resistente a bactérias.

     

    DEFEND 24/7 - Portfólio de materiais Armstrong® que fazem parte do portfólio de soluções para teto que funcionam 24/7 garantindo a limpeza e saúde do ar.

     

    NBR 9442 – Feita pelo corpo de bombeiro de São Paulo, estabelece as condições a serem atendidas pelos materiais de acabamento e revestimento empregados nas edificações, para que, na ocorrência de incêndio, restrinjam a propagação de fogo e o desenvolvimento de fumaça, atendendo ao previsto no Decreto Estadual nº 46.076/01.

     

    MERV 13 – Denominação dada aos filtros que são considerados específicos para áreas comerciais e podem capturar mais de 90% das partículas.

     

    SUSPENSÃO T15 (Conhecido também como TF15)– Sistema de suspensão de forros removíveis, composto por perfis tipo “T” invertidos, suspensos por tirantes e pendurais reguláveis, com face aparente de 15mm.

     

    SUSPENSÃO T24 (Conhecido também como TF38) - Sistema de suspensão de forros removíveis, composto por perfis tipo “T” invertidos, suspensos por tirantes e pendurais reguláveis, com face aparente de 24mm.

     

    ⇨ BAIXE O CATÁLOGO COM TODOS OS PRODUTOS

     

    TERMOS VOLTADOS A REVESTIMENTOS DE PAREDE E PISO

     

    TEXTURA WOOD – Refere-se ao acabamento genuíno de madeira sólida nos pisos do grupo Swisskrono.

     

    FRISADO UNIFORME - Nomenclatura dada ao revestimento frisado SWISSCLIC, para sinalizar o padrão das réguas com friso regular.

     

    FRISADO CRIATIVO - Nomenclatura dada ao revestimento frisado SWISSCLIC, para sinalizar o padrão das réguas com friso irregular.

     

    PORO SINCRONIZADO – Definição de acabamento genuíno de madeira sólida onde as réguas tem padrões sequenciais garantindo continuidade no espaço.

     

    CLASSE AC5/32 - AC é o indicador de dureza e resistência do solo à abrasão. Quanto maior o número, melhor a qualidade. Os pisos são também classificados de acordo com a sua finalidade, classes para uso doméstico começam por 2 (21, 22, 23, etc.). Já classes para uso comercial começam por 3 (31, 32, etc.).

     

    AQUASTOP – Selo dado aos pisos do Grupo Swiss krono que são resistentes à água por um período até 72h e adequados para utilização em áreas com maior humidade.

     

    CERTIFICAÇÃO LEED – Acrônimo que em tradução significaLiderança em Energia e Design Ambiental”, é a certificação ambiental obtida dependendo da complexidade e até da natureza do projeto. Visa indicar os edifícios mais conscientes, eficientes e que economizem recursos ambientais.

     

    INSATALAÇÃO 5G – Nomenclatura dada ao sistema de encaixe durante a instalação do material. É o mais avançado sistema que permite encaixe perfeito sem cola que garante uma instalação rápida, fácil e precisa, assegurando o alinhamento e a distância entre as réguas.

     

    INSTALAÇÃO CLICADA - Nomenclatura dada a montagem prática do revestimento frisado SWISSCLIC, através dos perfis metálicos, com execução rápida e limpa, sem a necessidade de ferramentas especiais.

    SWISS MADE - É um selo usado para indicar que os produtos Swiss Krono foram fabricados no território Suíço. É também uma indicação de qualidade, já que por diferentes leis e tratados suíços e internacionais os produtos seguem um padrão elevado de produção.

     

    GREEN BUILDING COUNCIL BRASIL – Organização focada no movimento internacional presente em 76 países que visa acelerar a transformação da indústria da construção civil em direção à sustentabilidade. Trabalha com o desenvolvimento e promoção de diferentes sistemas de certificação, capacitação contínua, engajamento profissional e iniciativas socioculturais.

     

     ⇨ BAIXE O CATÁLOGO DO REVESTIMENTO FRISADO SWISSCLIC

    ⇨ BAIXE O CATÁLOGO DOS PISOS COREPEL

    ⇨ BAIXE O CATÁLOGO DOS PISOS GRAND SELECTION

    TERMOS VOLTADOS A DIVISÓRIAS PISO TETO

      

    PORTA CEGA - São as portas em MDF. Confeccionadas com 38mm de espessura em estrutura de MDF e miolo leve (colméia) ou acústico (lã de vidro ou lã de rocha), com revestimento no mesmo acabamento dos painéis utilizados.

    ACABAMENTO ANODIZADO - O acabamento anodizado é um acabamento claro ou colorido, que é quimicamente aplicado à superfície de muitos metais diferentes. Essa solução funciona tanto para conferir maior proteção contra oxidação profunda, como para proporcionar bom acabamento estético às peças.

     

    PINTURA ELETROSTÁTICA - Como o nome já sugere, trata-se de um método criado para ser utilizado em superfícies feitas de materiais que possuam carga elétrica. Dessa forma, quando a superfície é pintada, a tinta recebe uma carga elétrica contrária a do material da superfície, proporcionando uma maior fixação da tinta na peça.

     

    PINTURA EPÓXI PÓ - A pintura eletrostática é feita com uma tinta em pó, que é dividida em três tipos: poliéster, epóxi e híbrido. A epóxi se destaca por ter uma enorme resistência à corrosão.

     

    PINTURA UV – Trata-se de um revestimento que é aplicado na superfície das placas utilizando a luz ultravioleta para endurecer e secar de forma mais rápida.

    ⇨ BAIXE O CATÁLOGO DA DIVISÓRIA JUNTA SECA

    ⇨ BAIXE O CATÁLOGO DA DIVISÓRIA TOPSYSTEM