Obra saudável: Construir de forma sustentável e segura



Ao projetar e construir espaços na arquitetura, a escolha de materiais e acabamentos de construção vai além de formatos, cores e texturas. Usuários por diversas vezes passam longos períodos interagindo com esses espaços em planos abertos e fechados através de superfícies de contato físico e visual, muito mais sensorial e perceptivo do que imaginam se relacionar, porém com grande impacto social e ambiental.


Os requisitos fundamentais na escolha por materiais devem garantir que os mesmos sejam produzidos de acordo com rigorosos critérios sociais, ambientais e econômicos e assim auxiliam diretamente no funcionamento e qualidade para usuários.



O revestimento SWISSCLIC tem entre suas certificações o selo FSC®, marca registrada do Forest Stewardship Council (FSC) que representa transparência e credibilidade e é reconhecida em todo o mundo garantindo que o material é proveniente de manejo florestal sustentável e ecologicamente correto.


Outra importante certificação está relacionada ao Programa de Endosso de Certificação Florestal (PEFC) que certifica práticas sustentáveis. Esta abordagem permite que o PEFC avalie uma cadeia de processamento controlada, de florestas certificadas a empresas de processamento da madeira de maneira ambientalmente correta.


O revestimento SWISSCLIC também é certificado por sua produção com eficiência energética, a fabricante SWISS KRONO aposta na economia de recursos e na produção eficiente de energia. Mais de 90% da energia térmica usada é obtida de fontes renováveis ​​ operando um sistema de gestão de energia projetado para aumentar a eficiência e reduzir as emissões de CO2 (substituição de combustíveis fósseis).


No que diz respeito à baixa emissão de formaldeído, definindo parâmetros para classificação de qualidade e saúde [E1 – Norma Europeia], atende plenamente às elevadas exigências europeias e americanas.


O material é um excelente aliado a Arquitetura Saudável, que reforça o conceito de inserir produtos e adequar espaços com mais saúde e segurança, sendo estratégia para garantir qualidade de vida e conforto. As propriedades dos produtos são certificadas segundo a SWISS KRONO, vale ressaltar que o revestimento acústico SWISSCLIC também é Classe IIA (NBR 9442 e IT-10) referente a propagação de chamas e emissão de fumaça.


Clique aqui para acessar a página técnica da linha.