O que é propagação de chamas e desenvolvimento de fumaça?

O que é propagação de chamas e desenvolvimento de fumaça? Como isso se relaciona com fireguard e classe a?


Classificação das características de queima da superfície (anteriormente, classificação de propagação de chamas). A classificação das características de queima da superfície de um material é um número calculado a partir dos resultados de um teste, que indica a taxa relativa com a qual a chama se espalha pela superfície do material, em comparação com a propagação de chamas em placa de cimento amianto, cujo valor é 0, e em carvalho vermelho, cujo valor é 100. Observe que essa classificação não corresponde à proporção que a chama realmente se espalha ao longo da superfície, tampouco uma indicação da resistência do material à incêndios.


O teste usado para obter resultados, através do qual a classificação é calculada, é o “método de teste das características de queima da superfície dos materiais de construção” (NFPA nº 255, ASTM e84, UL nº 723). É comumente conhecido como teste de túnel. O equipamento do teste é conhecido como túnel de 25 pés. Embora vários testes em pequena escala tenham sido desenvolvidos para prever as classificações da propagação das chamas com base no teste do túnel, estes são principalmente testes de bancada para o desenvolvimento de produtos. A national fire protection association (NFPA) não aceitou nenhum método alternativo para determinar as características de propagação das chamas dos materiais a serem utilizados em edifícios. Para essa finalidade, a NFPA recomenda apenas o teste de túnel.


A amostra do material a ser testado (largura de 18” e comprimento de 25' no mínimo) é instalada por baixo de um painel superior removível. Uma chama de gás é aplicada em uma extremidade e uma corrente constante regulada é direcionada através do túnel a partir da extremidade da chama. A evolução da frente da chama ao longo da amostra é observada através de visores laterais. Uma classificação de propagação das chamas é um número relativo. Não tem relação direta com uma classificação de resistência à incêndios, que é uma classificação em horas, determinada por um teste completamente diferente, conhecido como “métodos padrão de testes de incêndio para materiais de construção”, NFPA nº 251, astm e119, ul nº 263 ). A superfície exposta (forro) de um conjunto com alta (boa) classificação de resistência contra incêndios, e, inversamente, a superfície exposta de um conjunto que possui muito pouca resistência à incêndios podem ambas apresentar uma propagação de chamas muito baixa. Não há necessariamente nenhuma correlação entre as duas classificações. Vários laboratórios com túneis de 25 pés realizam testes comerciais.


Aplicação das classificações


Os números relativos sobre o quão rápido o fogo se espalhará sobre a superfície do material, permitem que os engenheiros de proteção contra incêndios lidem com problemas envolvendo possibilidades de (1) pessoas ficarem presas em um edifício antes da evacuação ordenada e (2) a propagação rápida do incêndio em todo um edifício ou uma área de um edifício, antes que as medidas usuais de proteção contra incêndio possam ser implementadas para controlar ou eliminar o incêndio. Os códigos de construção geralmente agrupam as classificações de propagação de chamas da seguinte forma:


Classe 25 ou classe I ou classe A = classificação de propagação de chamas entre 0 e 25

Classe 75 ou classe III ou classe C - classificação de propagação de chamas entre 26 e 75

Classe 200 ou classe III ou classe C - classificação de propagação de chamas entre 76 e 200


Classe IV ou classe D = classificação de propagação de chamas 201


Este é o método de teste (UL) usado para conjuntos classificados para resistência contra incêndios. A UL faz essa observação no diretório de resistência contra incêndios da UL, na seção introdução. Portanto, todos os produtos Armstrong fire guard foram testados de acordo com este método.

Empresa sólida e atuante há mais de 25 anos no mercado brasileiro, a Divisystem fabricam importa e distribui materiais de acabamento de obra  com qualidade e garantia.

ONDE ESTAMOS

Rua Aníbal Goulart Maia Filho, 263 Bairro Alto, Curitiba/PR

HORÁRIOS

De Segunda a Sexta, entre 8h e 11h48 e 13h e 18h

Junte-se a nossa base de profissionais e receba materiais exclusivos!

CLIQUE NO ESTADO  PARA SER REDIRECIONADO AO WHATSAPP OU FALE ATRAVÉS DO CHAT

ENCONTRE SUA REGIÃO 

FALE COM NOSSO TIME