Estudo de caso: A Importância da inteligibilidade do som



Durante todo o período o desafio do (a) professor (a) está em não somente conseguir a atenção, quanto também ser ouvido (a) e compreendido (a) pelos alunos. Na grande maioria das vezes, a unidade educacional é prejudicada fisicamente por conta da alta reverberação do som interno provocado pelas vozes dos usuários e a reflexão sobre as superfícies compostas no espaço, como também através da influência de ruídos residuais externos , provocados pelo barulho do trânsito, buzinas e sirenes transferidos para dentro da sala.



Infelizmente, tamanha a complexidade da situação, o resultado é previsto com falhas no aprendizado e esgotamento físico e psicológico dos frequentadores. As barreiras ‘invisíveis’ que prejudicam o ensino, podem ser corrigidas de forma que se adequem e proporcionem conforto acústico e principalmente inteligibilidade, por isso é importante destacar que se faz necessário um projeto arquitetônico e acústico que permitam que o ruído reverbere no tempo correto, além de excluir - ou ao menos diminuir - os efeitos dos ruídos residuais dentro destes ambientes. Importante é também permitir que o som seja distribuído de modo igualitário e com qualidade nas salas de aula, assim como auditórios, teatros e restaurantes, fazendo com que todos os usuários recebam a mesma informação com clareza, compreensão e respeito.


Vale destacar que para toda a medida, seja ela preventiva ou corretiva, aconselha-se a orientação de um consultor, especialista da área de acústica que poderá identificar rapidamente o tipo de ruído, medir os índices atuais de desconforto e indicar os valores para promover o melhor tratamento e proporcionar o conforto acústico em determinados ambientes.


No mercado não faltam soluções para quem está projeto quando se trata de garantir conforto acústico. Entre as Baffles e Nuvens se destacam não apenas pelo potencial estético, mas principalmente por garantir alto índice de NRC se aplicado corretamente.


Você já conhece ou trabalhou com o material? Neste link estão todas as características e informações técnicas sobre nossa linha.

Empresa sólida e atuante há mais de 25 anos no mercado brasileiro, a Divisystem fabricam importa e distribui materiais de acabamento de obra  com qualidade e garantia.

ONDE ESTAMOS

Rua Aníbal Goulart Maia Filho, 263 Bairro Alto, Curitiba/PR

HORÁRIOS

De Segunda a Sexta,

entre 8h e 11h48 e 13h e 18h

Junte-se a nossa base de profissionais e receba materiais exclusivos!

ENCONTRE SUA REGIÃO E CLIQUE PARA

FALAR COM NOSSO TIME